Tudo sobre Pedras e Cristais!

Como cuidar de suas pedras

0 46

Nós sabemos que as pedras e cristais têm benefícios a nossa vida e ambiente em que estamos. Bem, pensando nisso resolvi abordar nesse texto a questão de cuidado com cristais e pedras natural que devemos ter com nossos queridinhos.

Limpeza de pedra bruta “virgens”:

Nesse caso requer muito cuidado, pois nesse estágio as pedras se encontra muito sensível, na maioria permanece banhada com vestido de terra em sua superfície e nesse caso é importante ter um pouco de conhecimento para poder limpa-las sem danificar.

Aqui vai algumas dicas de pedras que pode ser danificada, caso a limpeza ocorra de forma incorreta: Perita, Turmalina negra, selenita, turquesa, hematita entre outras, abaixo irei citar o efeito que a água pode ocasionar.

Turmalina e Turquesa: Pode quebrar na exposição com a agua com facilidade, ou até ficar com o aspecto de ressecada e até mesmo rachar.

Selenita: Dissolver.

Hematita e Perita: Enferrujar, se ficar na água.

Malaquita: Sensível ao calor, além de não ser recomendado o uso de escovinhas.

Caso seja necessário a limpeza por excesso de resíduos, o mais indicado é lavar em água corrente rapidamente e seca-las bem.

Guia definitivo de como cuidar de suas pedras: 

Pedras que não podem ir na água: limpar com pano de algodão seco ou escova/pincel para tirar o pó ou escovinha de cerdas macias.

Existe vários modos de limpeza e cada um para uma finalidade específica, vamos conferir algumas. 

Água corrente natural: é uma das formas mais utilizadas, basta banhar os seus cristais em água de cachoeira, do mar, da chuva ou de rios que não estejam poluídas. Deixe-os imersos pelo tempo que a sua intuição mandar.

Água com sal grosso: coloque algumas pedrinhas de sal em um recipiente com água e coloque os seus cristais. Deixe repousar por algumas horas e depois enxágue-os em água corrente para retirar o sal.

Chuva: começou a chover? Coloque seus cristais para tomar um banho de chuva, é excelente para a limpeza energética.

Defumação: acenda o incenso de sua preferência e deixe que a fumaça dele passe por todas as faces do cristal, pelo tempo que considerar necessário.

Então vale a pena ficar ligado em cada material que compõem sua “preciosa”, pois assim evita danificar estrutura original da pedra. Aqui vai algumas dúvidas mais frequentes:

Posso utilizar água e sabão neutro?

Depende, caso não seja uma pedra filamentosa pode até ser preciso em alguns casos, mas pouco indicado é o uso de produtos de limpeza, isso particularmente não indicamos a menos que a pedra seja usada em procedimentos de massagens, Reiki e curas transpessoal. Nesse caso precisa ser limpada e sempre opte por um sabão neutro para limpeza e um pano macio para deixa-la livre de qualquer resíduo.

Posso limpar pedras com escova de cerdas macias?

Sim, SUPER indicamos. Principalmente em pedras filamentosas que pode armazenar poeira conforme a exposição. Porém é bom ficar alerta, que preciso uma escova ou pincel de cerdas macias, fora isso não recomendamos.

Por que temos que lavar os cristais e pedras?

Os cristais e pedras devem ser limpos (menos a selenita e turmalina negra), pois armazenam informações e energias dos ambientes. Então sempre que possível é legal limpar suas pedras e purifica, além de energiza-las.

Como energizar?

Tem algumas formas, mas vai depender da sua disponibilidade e do ambiente em que está.

Bem, vamos falar das mais usadas.

Solar:

Coloque sua pedra em um ao sol e deixe a energia ativar. Mas aí vai uma sugestão, não deixe sua pedra ou cristal exposto por muito tempo no sol, pois o sol em excesso pode ser agressivo e danificar algumas pedra e cristais coloridos.

Dica: deixe de 15 a 30 minutinhos.

Lunar:

Coloque sua pedra ou cristal sobre a luz da lua, aí vai outra dica muito interessante. Esse tipo de energização lunar estimula e aguça energias femininas, maternais e intuitiva

Terra (natureza):

Deixe sua pedra ou cristal em contato direto com a terra e em ambiente que tenha vegetação.

É interessante que deixe sua pedra sobre a terra por algumas horas. Eu normalmente as deixo por 8 a 12 horas.

Por outras pedras:

Há cristais que auto recarrega suas energias. São eles: Selenita, Granada, Alabastro, Diamante e Citrino.

Pela mão:

Isso mesmo, pela mão! Essa técnica é utilizada no Reiki, onde as mãos possuem poder para transmitir energias. Coloque sobre a palma das mãos e gire até que sinta a pedra aquecida. Nesse momento, inspire profundamente e imagine uma luz branca entrando pelo seu nariz e chegando até seu pulmão, e expire essa mesma energia cheia de luz, idealizando essa luz chegando até sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More